segunda-feira, 27 de agosto de 2007

A Cibercultura

O texto cibercultura de Pierre Levy , discutido na aula , mostra que o ciberspaço comporta tecnologias intelectuais , ou seja , novos estilos de conhecimento. As novas tecnologias favorecem tanto o individual quanto o coletivo , pois através da interação professor-aluno as formas de aprendizagem tornam-se dinâmicas , dessa forma desperta o conhecimento de ambos e aumenta o potencial de inteligência dos indivíduos.
A questão da simulação na cibercultura , também anlisado no texto , nos mostra que as pessoas têm a possibilidade de construir o que querem , porque esta trabalha a nível de crescimento , ou seja , trata-se de uma tecnologia intelectual e isso transforma-se em reforço , em ajuda para a inteligencia do indivíduo, tanto no individual quanto no coletivo.
Com as novas tecnologias , o professoor não transmite mais o conhrcimento este torna-se o animador da inteligência coletiva . Portanto , o Ensino Aberto a Distância , um novo estilo de pedagogia , que explora tanto o aprendizado individual quanto o coletivo , contribui muito para as novas formas de educação que existe no mundo contemporâneo.

Um comentário:

Gláucia disse...

OI Cai!!
chegando por aqui no seu blog, pra refletir junto contigo!
lendo seu post(muito bom, por sinal!) eu pude partilhar de algumas de suas idéias, principalmente no q se refere ao utilizo do meio virtual na contrução do conhecimento, em prol do coletivo!
O difícil vai ser, adaptar nós educadores a essa nova lógica de q ele não detém mais "todo" conhecimento e q não deve se dar ao luxo de trazer de casa o material a ser trabalhado em sala!!
realmente é um novo desafio, mas afinal essa conturbada carreira de educador é cheia de novas e experiências e exposições ao novo!
bjus Cai
;)