domingo, 7 de outubro de 2007

Reflexão

O processo de interatividade é lento e difícil.Porém, se houvesse mais diálogos entre as pessoas isso seria resolvido. A coletividade gera grandes contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, pois através de integrações as pessoas aprendem mais.
Durante o processo de construção da cartilha com o software livre: inkscape participei desde o inicio, só não participei da conclusão,mas todo o tempo me comuniquei, pessoalmente, com os componentes do grupo para saber como andava o trabalho. Preferir fazer essas comunicações pessoalmente por que não tenho acesso fácil a internet e isso dificultou um pouco para acompanhar ativamente do processo final. A partir do momento que o trabalho foi solicitado contei com a ajuda de uma colega e comecei formular a parte que fiquei encarregada. Logo depois coloquei no moodle as respostas que formulamos e todas as vezes que os menbros da equipe marcavam encontro eu comparecia.
Por não ter acesso fácil a internet pedia as pessoas da equipe que tinha computador que me deixasse informada sobre o andamento do trabalho, mas apesar dessa minha dificuldade fiz aquilo que estava dentro das minhas possibilidades.Eu e mais três componentes da equipe ficamos uma tarde de sábado de 13:00 às 21:00 h na casa de uma das colegas para realizar o trabalho neste dia uma ajudou a outra no que sabia; logo depois com o aviso da colega, sobre as correções que a professora tinha feito, tivemos que fazer concertos em todo o trabalho; ai foi que começou o aborrecimento pois, sem computador ficou difícil resolver todos os erros que apareceram; ainda assim concertei e uma colega que tem computador colocou no moodle.
Duas colegas ficaram a frente do trabalho porque tinham computador, mas não sozinhas, pois eu e outra colega faziamos o que era possivel e sempre que solicitadas faziamos a nossa parte, por menor que fosse.
Apesar de vivermos na sociedade de forma coletiva as vezes sobrepômos o individualismo e isso acaba prejudicando a convivência com o ser humano. Por isso é preciso que as pessoas tenham cosciência do que é realmente ser coletivo.

Nenhum comentário: